![]() |
Não existe nenhuma contra-indicação no uso de florais,
eles podem ser consumidos por qualquer pessoa
|
O criador dos florais alquímicos, Joel Aleixo, explica que a alquimia foi a primeira das ciências, surgida em uma época na qual não se distinguiam a astrologia, a astronomia e a espiritualidade. “Para elaborar alquimicamente os florais, basta seguir os princípios da alquimia, ver o ser humano não como um equipamento solitário, mas como um ser que se integra a tudo aquilo que o rodeia”, afirma. As plantas utilizadas respeitam essas premissas: algumas são colhidas num santuário de reservas, ou ainda, são plantadas em formas de mandalas, de acordo com uma agricultura biodinâmica e orgânica.
Doenças que alimentamos
![]() |
A terapeuta Carolina Maschio, que trabalha com
os florais há 20 anos
|
Carolina comenta que a doença é, para aqueles que estudam a alquimia, como um bicho. Ela nasce de traumas emocionais, coisas que são absorvidas desde o início da gestação do indivíduo e, quando surge, fica primeiramente no nível mental. “Se essa questão não for tratada e ‘liberada’, é criado o bicho, a entidade, que é a doença”, explica. Por vezes, esse “bicho” é alimentado por sentimentos ruins cultivados pelas pessoas, como a tristeza, a raiva e o medo, até que se manifesta no plano físico.
![]() |
| O consultório da terapeuta Carolina |
É por isso que surge o floral, como uma medicina que vem, não para brigar com a convencional, mas para complementá-la. Pois é preciso tratar o problema físico, sim. Mas, se sua origem é emocional, tratar a patologia apenas com medicamentos que atuam sobre o corpo significa combater a consequência e deixar a causa intacta. Como explica a terapeuta Carolina, é preciso “trazer a origem do problema para a consciência, entender e transformar”.
Atualmente, existem mais de cinco mil terapeutas que trabalham com florais alquímicos no Brasil. Os florais e outras medicinas integrativas – como a acupuntura, a homeopatia, entre outras – são cada vez mais reconhecidos como fonte de auxílio à medicina ocidental. Como exemplo disso, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, criou o primeiro curso de pós-graduação em medicina integrativa do Brasil, e também foi pioneiro em aliar essas terapias no tratamento de pacientes com câncer. E você, acha que há algo mais para curar do que suas cotidianas dores de cabeça? Os florais podem ser uma opção.
No infográfico abaixo, você pode conhecer alguns tratamentos para os quais os florais alquímicos são direcionados. As informações são da terapeuta Fabiana Bregolin.





Nenhum comentário:
Postar um comentário