4 de maio de 2015

Palco Alternativo: outras possibilidades do Festival Brasileiro de Música de Rua

O Festival Brasileiro de Música de Rua, desde a primeira edição, tem como objetivos levar a música onde as pessoas estão, promovendo a democratização do acesso à cultura. Outro aspecto em que o festival se diferencia é a ausência de um palco convencional, na maior parte dos shows, que ocorrem em praças, parques, ruas e paradas de ônibus, colocando o artista no mesmo nível da platéia.

Sentir a música

No teatro ou nos bares o público sai de casa para ver o músico. Na rua os artistas tem a experiência de se apresentar para públicos distintos. Passantes, comerciantes, pessoas que estão esperando o ônibus... Durante o festival, alguns artistas se apresentam em locais muito especiais como Apae e Apadev. Valdir Verona e Rafael de Boni apresentaram seu show para uma platéia diferente: usuários da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais. No final da apresentação, as crianças se puderam tocar nos instrumentos que antes, produziram belas canções.

Em sua quarta edição, em 2015 o evento cresceu e a programação se estendeu à outros municípios da Serra. Farroupilha, Bento Gonçalves, Antonio Prado, Flores da Cunha e Nova Petrópolis receberam artistas do Uruguai, Peru, Argentina, Venezuela e Pernambuco.



Meninas Cantoras de Nova Petrópolis, em Farroupilha

Desafios

Para um artista, cada espetáculo é único. Por melhor que tenha sido o dia anterior, cada apresentação é uma surpresa. 


                      




Texto, fotos e vídeo: Marcelo Casagrande

Nenhum comentário:

Postar um comentário