22 de junho de 2015

Horta urbana sustentável


O edifício Fátima não é um prédio comum. Além de ser sede das Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria e do design diferente, a construção tem outro diferencial: uma cisterna com capacidade de 15 mil litros para coletar água da chuva. É com essa água que a Irmã Carmelina Franzosi cuida da horta e do jardim.

Nos meses de janeiro e fevereiro, época de seca, as irmãs ficavam preocupadas com as plantas. Além de precisar de muita água para regar todas as plantas, em tempos de racionamento, usar água tratada seria demais.

Foi por esse motivo que elas tiveram a ideia, em 2013, de instalar a cisterna. Disseram que tirou a beleza do prédio, mas ela não se importa.

“Como a água é útil meu Deus, quando  falta chuva, né... e a gente gasta muita água na horta”, afirma irmã Carmelina. 

 Além de flores, as irmãs cultivam cenoura, beterraba, nabo, couve, repolho, salsa e alface, tudo sem agrotóxico e com água da chuva, sem tratamento. Quando sobra, a colheita é dividida com os moradores do prédio. Tudo isso, feito com muito amor. Irmã Carmelina tem muito amor pela natureza. Com a água da cisterna ainda é possível lavar carros e a calçada, sem peso na consciência.


Outras atitudes sustentáveis adotadas pelas irmãs são o aproveitamento de resíduos orgânicos para produzir adubo e o uso racional da energia elétrica. Se para servir à Deus é preciso ter vocação, para cuidar do planeta pequenos gestos fazem a diferença. as Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria são exemplo de cidadania e sustentabilidade.

Para o jardim e para horta, água sem cloro
Do telhado para a cisterna/ da cisterna para a horta
couve fresquinha, sem agrotóxicos
Sede Provincial da Congregação Imaculado Coração de Maria

Texto e fotos: Marcelo Casagrande

Nenhum comentário:

Postar um comentário