O edifício Fátima não é um prédio comum. Além de ser sede das Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria e do design diferente, a construção tem outro diferencial: uma cisterna com capacidade de 15 mil litros para coletar água da chuva. É com essa água que a Irmã Carmelina Franzosi cuida da horta e do jardim.
Nos
meses de janeiro e fevereiro, época de seca, as irmãs ficavam preocupadas com
as plantas. Além de precisar de muita água para regar todas as plantas, em
tempos de racionamento, usar água tratada seria demais.Foi por esse motivo que elas tiveram a ideia, em 2013, de instalar a cisterna. Disseram que tirou a beleza do prédio, mas ela não se importa.
“Como a água é útil meu Deus, quando falta chuva, né... e a gente gasta muita água na horta”, afirma irmã Carmelina.

Outras atitudes sustentáveis adotadas pelas irmãs são o aproveitamento de resíduos orgânicos para produzir adubo e o uso racional da energia elétrica. Se para servir à Deus é preciso ter vocação, para cuidar do planeta pequenos gestos fazem a diferença. as Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria são exemplo de cidadania e sustentabilidade.
|
|
| ||||||
|
Texto e fotos: Marcelo Casagrande







Nenhum comentário:
Postar um comentário